Seja bem vindo ao nosso site Rádio Serra Linda FM!

WhatsApp (87)988774890
No Ar
Peça sua Música

Pedir

Fram

Solidão

Amado batista ...

Maria consuelo Alves da Silva

Ubatuba

Estou de pé da rose nascimento ...

Edivania silva

Guariba sp

Qualquer Música ...

Cícero eufrasio pereira

Matao

Wälder Tavares professora...

Jaqueline Silva

Solidão

100 pareia ...

cristiane hans

caruaru

Lembro=Brunno carvalho...

Mural

Enviar mensagem

Carmen Odaguiri

A próxima canção ofereço a todos os ouvintes do...

Danúbia Mendes Souza Menezes

Ai que saudades desse povo acolhedor,desta terra pacata e de valor,cheia de...

tatiana lopes

Quero ouvir a musica,,Barreiras do brunno carvalho,,,mandar p\\igor maciel....

Marcelo Vieira

Ouvindo a Transmissão da Missa....

amiga EDNEIS souza

queria pedir uma musica com henrrique e juliano ofereço ao meu avo n...

Fabio Leite

quero ouvir a musica de volta pro meu aconchego de ELBA RAMALHO oferecer...

EDSON JUNIOR

OLÁ RAPAZIADA AQUI É EDSON JUNIOR DA RADIO JORNAL 1120 KHZ DE...

Marcelo

Amei em assisti o documentário da #Globonews Boa Noite Solidã...

Parceiros
Blog do Veras
S1 Notícias
Estatísticas

Visitas: 645079

Usuários Online: 16

Brasil

Menino de 2 anos morre após ser picado por escorpião em Itambé

Família do menino acusa hospitais por demora e negligência no atendimento

Publicada em 01/09/18 às 22:21h - 413 visualizações JC Online

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Menino de 2 anos morre após ser picado por escorpião em Itambé
 (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

O menino Caíque César Martins da Silva, 2 anos, morreu na madrugada deste sábado (1) depois de ser picado por um escorpião na cidade de Itambé (Zona da Mata Norte de Pernambuco). A criança brincava no quintal de casa quando retirou uns pedaços de madeira do lugar e foi picado no pé, no bairro de Luiz Gonzaga onde morava. A família da criança acusa os sistemas de saúde do município e do Estado pela demora no atendimento e por negligência. O enterro será realizado neste domingo (2), às 10h, no cemitério público de Itambé. 

De acordo com a mãe de Caíque, Lívia Regina da Silva, 24, a criança foi picada por volta das 17h da sexta-feira (31) e foi levada para a Unidade Mista Doutor Hercílio Moraes Borba, no Centro de Itambé. Lá recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para o Hospital Belarmino Correia, em Goiana (Zona da Mata Norte). ?Minha esposa contou que meu filho estava muito mal, vomitando sangue, mas não foi logo atendido a Goiana. Disseram que a pessoa responsável pelo atendimento estava jantando?, disse o pai da criança, Caio César Martins da Silva, que aguardava pela liberação de Caíque no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.

SOCORRO

De Goiana, o menino seguiu para o Recife e chegou ao Hospital da Restauração por volta das 20h30. ?Meu filho foi entubado e tentaram salvar, mas ele não resistiu. Morreu por volta das 4h30. Que situação é essa que estamos vivendo na saúde? Estamos falando da vida de uma criança. Se não tivessem demorado tanto ele não teria morrendo. Esses hospitais do interior não têm nada e a gente ainda é tratado como lixo. Minha esposa gritou, se estressou e ainda disseram que iam prender ela?, conta Caio, indignado.   

Procurada pela reportagem, a Unidade Mista Doutor Hercílio Moraes Borba respondeu que não havia representantes da direção para prestar esclarecimentos sobre o caso. Também procurada pelo JC para responder pela unidade de saúde de Goiana, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) respondeu, por meio de nota, que "a direção do Hospital Belarmino Correia reconhece a passagem do paciente na unidade, mas informa que, ainda durante a entrada, diante da gravidade do caso, os médicos do serviço de socorro, que trouxeram o paciente de Itambé, optaram por levar o paciente para uma unidade especializada, o encaminhando para o Hospital da Restauração".

Depois, a SES informou que o menino não ficou no hospital porque a unidade não dispunha do antiescorpiônico. Por isso, os socorristas levaram a criança para o HR. Ainda segundo a secretaria, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), que funciona 24 horas e fornece informações e a lista dos hospitais que dispõe do soro não foram procurados sobre o caso de Kaique. 

BALANÇO

O balanço do primeiro semestre de 2018 do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), mostra que foram realizados 674 atendimentos envolvendo escorpião. Isso significa 63 casos a mais do que no mesmo período do ano passado. No levantamento, foi observado que o maior número de ataques está na faixa etária entre 1 a 4 anos (145). Ocorrendo o acidente, a indicação é lavar o local atingido apenas com água e sabão. Se a vítima for uma criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno. Vale ressaltar que menores picados por escorpiões obrigatoriamente não necessitam tomar o soro específico, o que será decidido pela equipe médica do caso.

No Estado, o soro antiescorpiônico está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão). No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Para evitar as ocorrências, a população precisa estar atenta com a concentração de entulhos e lixo próximo a residência, tapar buracos e frestas existentes, limpar constantemente ralos de banheiros, além de evitar a presença de baratas e outros insetos, principais presas do escorpião. Se a população observar presença do animal nas residências, é necessário entrar com contato com a vigilância ambiental municipal e solicitar uma visita ao imóvel.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Publicidade
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 02

Copyright (c) 2022 - Rádio Serra Linda FM - Todos os direitos reservados
site, tv, vídeos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, web rádio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, musica, entretenimento, lazer, Áudio, Rádio, Musicas, promoções, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Web radio, CD