Visitas: 652015
Usuários Online: 17
Pais e responsáveis por crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem levá-las ao posto de vacinação mais próximo para serem imunizadas contra poliomielite e sarampo, de hoje até 31 de agosto, em todo o Brasil. Mesmo as já vacinadas estão sendo convocadas para doses de reforço contra essas duas graves doenças contagiosas, já que o sarampo tem registro de surtos no Amazonas e em Roraima e a pólio está com baixos índices de imunização. No Recife, são 170 postos em funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Dia D será em 18 de agosto.
A meta é atingir, no mínimo, 95% das crianças nessa faixa etária. São mais de 11,2 milhões meninos e meninas no Brasil, 544.180 em Pernambuco e 80.028 no Recife. ?O trânsito de pessoas entre Estados e países intensifica o risco da reintrodução desses vírus. Além disso, estamos vivenciando baixa cobertura vacinal em todo o Brasil?, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.
No País, há mais de mil casos de sarampo confirmados e cinco óbitos, só no Amazonas (742 casos) e em Roraima (280). Além disso, em boletim da última quinta-feira, divulgado pelo Ministério da Saúde, há casos isolados e relacionados à importação do vírus em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
O ministério relaciona o reaparecimento da doença às baixas coberturas vacinais (há 312 municípios com índice menor de 50%) e a presença de venezuelanos no País, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, o mesmo em circulação na Venezuela.
Após quatro anos sem registro, o Recife também investiga possíveis casos de sarampo na Zona Sul. Exames de um homem de 27 anos (que esteve em Manaus) e de sua sobrinha, de 2, deram resultado ?sugestivo da doença? e serão encaminhados hoje à Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), para confirmação. Outras três pessoas ligadas ao homem estão sendo monitoradas. ?O exame é muito sensível e pode ter dado falso-positivo, então vamos tirar uma contraprova, mas todas as providências necessárias, do ponto de vista de saúde pública, estão sendo adotadas?, salienta o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. O gestor explica que a campanha é focada nas crianças porque elas são mais vulneráveis.
Crianças que nunca foram vacinadas contra pólio deverão receber uma dose da vacina injetável e as que já tomaram a injetável receberão a vacina oral (gotinha). As que não foram imunizadas pela tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) devem receber uma dose e agendar a próxima. Se já foram vacinadas há mais de 30 dias devem receber reforço.
Quem não se vacinou nessa idade e tem até 29 anos precisa tomar duas doses. E de 30 a 49, uma dose. Acima dos 50 não é necessária a imunização, pois entende-se que nessa faixa as pessoas já tiveram contato com o vírus. Os adultos não são alvo da campanha, pois as vacinas estão disponíveis o ano todo. Já adultos residentes em Manaus e Roraima são considerados prioridade e devem se dirigir aos postos da cidade em que estiverem.
Conforme o MS, em 2011 a cobertura da vacina contra a pólio no País era de 101,3% e caiu para 78,4% em 2017. Já a primeira dose da vacina contra o sarampo passou de 102,3% (2011) para 85,2% (2017). A segunda dose passou de 92,8% (2014) para 69,9% (2017). São investidos R$ 160,7 milhões na campanha, que distribuirá 28,3 milhões de doses no País.