Visitas: 651986
Usuários Online: 18
ORepórter do canal GloboNews, Geneton Moraes Neto está participando da mostra Première Brasil da 17ª edição do Festival do Rio com "Cordilheiras no Mar: A fúria do Fogo Bárbaro". O filme, que compete pelo Troféu Redentor na categoria documentário, conta com entrevistas atuais e recuperadas centradas na figura de Glauber Rocha, mostrando a visão e atuação do cineasta no cenário político brasileiro.
Geneton participou da pré-estreia de Boa Noite, Solidão, promovida durante a Mostra GloboNews, no domingo, (4 de outubro se 2015), ainda dentro da programação do Festival do Rio. "Tinha a curiosidade de fazer um documentário sobre como brasileiros que nunca deixaram local em que nasceram imaginam que seja a vida no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília".
O jornalista explica que queria fazer algo diferente e, em vez de sair com uma ideia pré-concebida, deixou que os moradores de Solidão - PE, conduzissem a narrativa, relatando como imaginavam a vida nos grandes centros. "Sou pernambucano e sempre achei o nome dessa cidade muito bonito. Fica a cerca de 450 km do Recife. O critério para escolha dos entrevistados foi que eles nunca tivessem conhecido as grandes capitais" O que surpreende, segundo Geneton, é o medo que os personagens têm da violência e a quebra de paradigmas. Eles não têm o sonho de sair de lá.
Mesmo mostrando a pobreza e as condições difíceis em que vivem os moradores do interior, o documentário traz aspectos esperançosos. A obra mostra a dívida imensa que o Brasil tem até hoje com a população dessa região.
O documentário traz a história do solidanense semi-analfabeto que criou um carro a partir da soma de peças de dez outros automóveis diferentes que usa como meio de transporte. O homem que criou um avião de brinquedo, o grupo de Xaxado bandoleiros de Solidão, dentre outras histórias.
O documentário 'Boa Noite, Solidão', foi gravado em Solidão, Afogados da Ingazeira, Tabira, e em cidades vizinhas, no sertão pernambucano.